[Resenha] Boa noite



Título: Boa noite
Autor: Pam Gonçalves
Páginas: 240
Ano: 2016
Editora: Verus 

Sinopse:

Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.


Resenha:

Alina acaba de entrar na faculdade. Ela não quer ser mais aquela garota certinha que era quando morava com os pais. Ela quer independência. Por isso, Alina decide sair da cidade que mora, em busca de novos ares, novas pessoas, nova 'eu'. Então ela encontra a República das Loucura, uma 'fraternidade' que pode morar enquanto cursa Engenharia da Computação. Na fraternidade, ela conhece Manuela - Manu para os íntimos -, Talita e Bernardo que namoram, e Gustavo.
"Sei que não exemplo de confiança e autoestima, mas digamos que estou trabalhando nisso. A passos lentos, mas sempre em frente."
 Mas, apesar de criar amizades verdadeiras, as coisas não são assim na faculdade. 
Logo quando começa as suas aulas, Alina se depara com uma sala cheia de machistas. Homens, na sua maioria, e também professores para piorar tudo. Como nada está tão ruim que não possa ficar pior, Alina se envolve com Arthur, um garoto popular que na fim ela descobre que ele não é quem diz ser.

Até que as coisas pioram quando uma páginas de fofocas é criada na internet, onde varias pessoas fazem comentários e postam coisas maldosas sobre os alunos da faculdade. Agora, Alina quer fazer alguma coisa sobre isso. Até porque as mulheres não são inferiores aos homens, e são donas de seu próprio corpo. Então uma luz no fim do túnel aparece, ela sabe que sim, ela pode fazer a diferença.

"Este livro é para todas as meninas, garotas e mulheres. Não deixem que digam que não são capazes. Vocês podem ser o que e quem quiserem."

Minha opinião:

Primeiramente quero dizer que estou apaixonada pela escrita da Pam Gonçalves. Segundo que, é triste você saber que em pleno século XXI a mulher ainda é tratada com inferioridade pela sociedade. De uma forma bem simples, a Pam nos mostra que com pequenas atitudes, nos podemos mudar iso. Nó, mulheres, temos o direito de nos expressar, de agir, de vestirmos o que quisermos. ''Não deixem que digam que não são capazes."




Comentários